01 de abril de 2016

O lado bom da vida

de-bem-com-a-vidaQuando não se pode modificar o destino, pode-se tomar uma atitude positiva diante dele.

Toda ação resulta de uma atitude. Nossas escolhas interiores são sempre fruto das circunstâncias. Quando não podemos mudar as coisas, podemos mudar nossas atitudes para com elas.

Todas as nossas atitudes interiores, positivas ou negativas, que determinam o tipo do nosso comportamento, são aprendidas na infância com o exemplo das atitudes e comportamentos dos adultos – nossos pais, familiares, professores, ao enfrentarem as dificuldades e perigos.

A liberdade do homem inclui a liberdade de tomar uma posição sobre si mesmo para enfrentar qualquer tipo de medo. O sentido da vida e os valores são as razões que motivam e movem o ser humano a adotar um determinado comportamento, como ser forte, resistir, ter coragem para continuar.

A atitude de coragem é insubstituível e indispensável, para desenvolver e defender a integridade da nossa personalidade, nos momentos difíceis. As pessoas que têm atitudes de coragem criam uma atmosfera de segurança nos seus relacionamentos pessoais, familiares ou profissionais.

O corajoso luta contra as adversidades e desafia os erros, a injustiça e sai fortalecido de uma crise transformando a própria vida positivamente.

A cada dia plantamos sementes daquilo que desejamos construir em nossas vidas. Escolhemos atitudes, comportamentos, conscientes ou não, e tecemos nossa colcha de retalhos do cotidiano. Passado, presente e futuro estão intimamente relacionados nesta construção. O passado é nossa história, carregada de significados e crenças que trazemos para nosso presente. O presente é o momento em que podemos dar um novo sentido e modificar nossa história, elaborando e tecendo com novas cores nossa colcha. E o futuro é onde desejamos chegar, mas também o que podemos alcançar a partir do que somos e fazemos hoje.

No entanto, percebemos diariamente que tecer nossa colcha é difícil: objetivos mal definidos e em desacordo com o que acreditamos, muitas vezes, nos levam a agir em desacordo ou de modo conflitante frente ao que somos e almejamos ter ou ser.

Deixamos de construir oportunidades de crescimento em função do conflito entre o que somos, desejamos e, na realidade, fazemos. Como mudar? Por onde começar? Quando?

Hoje!

– Assuma atitudes novas. Pense positivo, busque dentro de si o entusiasmo e a paixão. Ame-se! Admire-se!

– Busque estar com pessoas alegres.

– Procure manter o otimismo, mesmo diante das adversidades.

– Dirija cada ação à sua finalidade específica.

– Não guarde mágoas diante dos acontecimentos desagradáveis.

– Esta pode ser a hora certa para a conquista do que parece inalcançável.

– É preciso manter a calma diante do volume de coisas e problemas que se tem pela frente.

– Não deixe de recomeçar as tarefas inacabadas.

– Não deixe que seus problemas se acumulem, resolva-os imediatamente.

– Mude de direção, com disposição, avance passo a passo até concluir os objetivos planejados.

– Não deixe escapar as oportunidades que a vida lhe oferece. Agarre-as com sabedoria.

– Cuide da sua saúde física, mental e espiritual.

– Jamais traga do dia anterior as desventuras e aborrecimentos.

– Lute contra a insegurança, os seus medos, confie mais em si mesmo (a).

– Liberte-se da preocupação exagerada. Além de causar cansaço mental tira as forças e a coragem para enfrentar os conflitos.

– Encontre sempre alguns minutos para um relaxamento lento e profundo para oxigenar o cérebro e eliminar as tensões. Não se permita viver relações mornas, vá fundo! É melhor sair arranhado do que nunca ter tentado.

– Inicie o seu dia com alegria renovada, sem passado negativo e o enriqueça pelas experiências positivas que, certamente, se transformarão em recursos valiosos para as vitórias que almeja.

 Abra o seu coração para a solidariedade, para o amor e para tudo aquilo que puder fazer para colaborar com um mundo melhor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>