23 de julho de 2014

Estudo: relacionamentos amorosos afetam personalidade

golden-years-agencia-de-relacionamentos-casamentos-personalidade

Você já notou que, em boa parte dos relacionamentos, os envolvidos na relação amorosa tendem a apresentar mudanças de comportamento e personalidade ao longo do tempo? Pois é. Pensando nisso, um estudo realizado pelas universidades de Jena e Kassel, da Alemanha, resolveu investigar o assunto e revelou que, sim, o convívio com o par pode gerar efeitos na personalidade dos indivíduos.

A pesquisa, publicada no Journal of Personality, acompanhou 245 casais com idades entre 18 e 30 anos por nove meses. Na primeira parte do processo, questionários sobre o quão satisfeitos com o relacionamento eles estavam eram enviados e avaliados a cada três meses. Na segunda, os pesquisadores usaram como referência uma das cinco varáveis da personalidade humana (neuroticismo, que é a tendência para experimentar emoções negativas) para compreender a relação entre os efeitos dos relacionamentos e as personalidades dos voluntários.

Os cientistas também compararam o grupo de pessoas em relacionamentos estáveis com pessoas solteiras. Tudo para concluir que aqueles em relacionamentos sérios tendem a reagir de forma mais positiva frente a situações ruins. Ou seja, seus níveis de neuroticismo são menores. E, quanto menor o nível, menores são as inseguranças, medos, etc. E isso representa, de acordo com a pesquisa, uma clara mudança de personalidade.

Em suma, quanto mais tempo se passa e se investe em um relacionamento, maiores são as vantagens para ambos os envolvidos na relação. E você, está esperando o que para dar uma chance ao amor e começar a desfrutar de todos esses benefícios?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>