17 de abril de 2015

Dia da amizade

diadaamizade

O Dia do Amigo, comemorado neste sábado (18), é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas.

“Maria começou a namorar e esqueceu-se das amigas”. Você com certeza já ouviu ou já passou por essa situação. Muitos casais, quando iniciam um relacionamento, entram em uma bolha, tão pequena que não tem espaço para mais ninguém. No início, até que os amigos mais próximos tem lugar, mas logo em seguida acabam se afastando.

O problema é que essa bolha não é saudável. Pode até amadurecer a relação entre o casal, gerar autoconhecimento e dar mais “segurança emocional” no início, mas isso só ocorre internamente e por pouco tempo. O exterior, onde estão os amigos, se deteriora, fica vazio. E se o relacionamento termina, como é comum acontecer em algum momento, os que saem dele são recebidos por um mundo vazio, sem estrutura e sem amigos, porque muitas vezes eles estão feridos por terem sido deixados lado.

Por isso, se você começar a namorar ou até mesmo casar, não se esqueça dos amigos. Eles são importantes, não somente nas horas de aperto, mas também nos momentos de felicidade. “A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada”, disse Jean Cocteau, um dos artistas mais talentosos do século XX.

“É importante para o casal ter um círculo social de amigos. É saudável sair para jantar, fazer viagens juntos ou até mesmo fazer um churrasco para descontrair”, diz a matchmarker Marlene Heuser.

Amizade no casamento

Marlene também cita que a amizade também é essencial para o próprio casal. “A amizade no casamento é muito importante, especialmente para preencher o vazio. Todos passamos por perdas materiais, frustrações, saudades, pela síndrome do ninho vazio – quando os filhos saem de casa. Nestas horas o casal precisa fortalecer a relação e a amizade”, disse.

Um casal amigo janta a dois, dança, passeia de mãos dadas, vai ao cinema, pousada, motel… Um cônjuge amigo sente-se seguro com o outro, abre sua alma e se entrega, sem medo de ser rejeitado.

Um amigo, seja dentro do casamento ou fora dele, se encanta com a simples presença do outro e fica feliz com as suas conquistas. Quando você está conversando como amigos, você não está tentando mudá-lo e vice-versa. Você pode ser você mesmo, relaxar e se divertir muito com a conversa. Como é maravilhoso sentir-se bem e seguro com o outro, abrir sua alma, se entregar sem medo de ser rejeitado ou cobrado, em receber conselhos que não foram pedidos! Essa é a verdadeira amizade.

Existe uma infinidade de atitudes que, muitas vezes, deixamos de lado e nem percebemos o quanto contribuíram para minar nossa felicidade. Quantas vezes a vida impôs situações e acabamos, mesmo sem querer, magoando quem mais amamos. Por isso, nesse Dia do Amigo, dê vários abraços nos seus companheiros de vida e diga a eles o quão importantes são na sua vida.

Veja também: Você sabe fazer e receber críticas?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>