26 de janeiro de 2015

Casados são mais felizes, diz estudo

casados-sao-mais-felizesUm novo estudo científico, publicado pelo Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas dos Estados Unidos neste mês, comprovou algo que muita gente já sabia: os casados são mais felizes do que os solteiros.

Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram dados de mais de 300 entrevistas feitas em diversos países. Além disso, eles também compararam os níveis de felicidade antes e depois do casamento.

Em todas as faixas etárias, os casados mostraram estar mais satisfeitos com a vida. E sabe qual o principal motivo dessa felicidade? A amizade. De acordo com o estudo, aquele que vê seu cônjuge como amigo tem o dobro de felicidade. A matchmarker Marlene Heuser concorda e afirma que o melhor indicador de sucesso de um casamento em longo prazo é a amizade.

“A amizade no casamento é muito importante, especialmente para preencher o vazio. Todos nós passamos por perdas materiais, frustrações, saudades, pela síndrome do ninho vazio – quando os filhos saem de casa. Nestas horas o casal precisa fortalecer a relação e a amizade”, fala.

Mas o que é a amizade, Marlene? “Um casal amigo janta a dois, dança, viaja, vai ao cinema, pousada, motel… assiste a uma palestra, passeia de mãos dadas no parque. Um cônjuge amigo sente-se seguro com o outro, abre sua alma, se entrega sem medo de ser rejeitado ou cobrado. Um amigo se encanta com a simples presença do outro e fica feliz com as suas conquistas. Quando você está conversando como amigo, você não está tentando muda-lo e vice-versa. Você pode ser você mesmo, relaxar e se divertir muito com a conversa”, reforça Marlene.

Felicidade na meia-idade

Outro dado interessante do estudo é que os benefícios do casamento são sentidos muito na meia-idade, momento da vida em que as pessoas tendem a estarem menos satisfeitas. “As pessoas casadas lidam melhor com o estresse da meia-idade que as pessoas solteiras, porque elas compartilham os problemas e a amizade com o cônjuge”, relatou John Helliwell, um dos responsáveis pela pesquisa.

A solidão na terceira idade, além de levar à depressão, pode ser fatal. De acordo com pesquisa do psicólogo John Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago (EUA), a extrema solidão aumenta em 14% o risco de morte prematura de quem chegou à terceira idade.

Veja os benefícios do casamento

Menos estresse

Pessoas casadas conseguem lidar melhor com situações de estresse.

Mais qualidade de vida

De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Minnesota, pessoas casadas fazem mais exames preventivos do que os solteiros. No caso de pacientes com câncer, a pesquisa também mostrou que os casados têm menos chances de ter metástase e morrer.

Mais sexo

Estudo do National Opinion Research Center, dos Estados Unidos, mostrou que os casados fazem, em média, 66,3 vezes sexo ao ano, ante 61,9 dos solteiros.

A Golden Years está aqui para lhe ajudar a ficar mais feliz. Entre em contato conosco preenchendo o formulário que fica lado direto desta página. Quem sabe já não temos em nosso cadastro alguém que busca uma pessoa como você?

 

2 thoughts on “Casados são mais felizes, diz estudo

  1. Pingback: Amor de carnaval sobe a serra? | Golden Years

  2. Pingback: Amor de carnaval, uma aventura que pode perdurar | Golden Years

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>